As sociedades experimentam processos formativos formais, não-formais e informais vinculados às interações vivenciadas que fundamentam suas construções de sentidos sociais. Ao longo da história, as diversas formas semióticas ou multimodos comunicacionais foram alijadas dos processos formativos, em favor da supremacia da escrita verbal. Houve assim, para além da restrição ao acesso às ordens dos discursos e ao capital simbólico, e da instrumentalização de uma ideologia do consumo posta pelo espetáculo midiático, a regulação do desenvolvimento de competências e habilidades propulsoras de uma formação multimodal e de um letramento crítico multimodal midiático. No Eixo Design para Educação Multimodal: Design em Parceria/Participativo e Letramento Midiático, nos dedicamos a analisar esses processos restritivos e suas consequentes formas de interações para, por meio do design em parceria/participativo, do letramento crítico midiático, da ludicidade e da pedagogia da multiliteracia, ofertar objetos, sistemas, práticas, processos, tecnologias e serviços que combinem diferentes modos de representação (imagens, músicas, cores, oralidades e escritas) e favoreçam a autoria/autonomia dos sujeitos sociais, oportunizando assim não apenas o reconhecimento das inteligências múltiplas como também, e principalmente, a produção/leitura crítica de gêneros midiáticos e práticas multimodais. Sustentamos no Eixo que esses gêneros e práticas são elementos culturais que transformam os fazeres humanos, seus modos de relacionamento com o conhecimento em prol de uma formação multimodal colaborativa e emancipatória. Autores como Gustavo Bomfim, Donald Schon, Douglas Kellner, Paulo Freire, José Pacheco, Paul Gee, Howard Gardner, Mikhail Bakhtin, Norman Fairclough e também o New London Group sustentam o Eixo.

Dissertações

DESIGN PARA EDUCAÇÃO MULTIMODAL

[SANTOS, F.; FARBIARZ, J.]

Configurações para espaços dialógicos de ressignificação em ensino-aprendizagem. Dissertação de 2021.

[SILVA, E. F.; FARBIARZ, J.; FARBIARZ, A.]

Narrativa em arte sequencial como discurso e seu funcionamento no contexto social e de ensino aprendizagem. Dissertação de 2020.

[NUNES, M.; FARBIARZ, J.; OLIVEIRA, I. M.]

Presença Multimodal no Ensino Superior em Design: Olhares para a Construção de Sentidos em Experiências de Sala de Aula. Dissertação de 2020.

[OLIVEIRA, L.; FARBIARZ, J.]

Co-mover, como ver, comover com celulares: mobilizando os sentidos na produção criativa de leituras e escritas multimodais em processos formativos. Dissertação de 2019.

[SANCHEZ, J.; FARBIARZ, J.]

O design gráfico de livro didático do Programa de Educação Rural (PER) para crianças da Colômbia. Dissertação de 2018.

[LIMA, M.; SANTOS, J.; FARBIARZ, J.]

Experimentação de tecnologias 3D por alunos do último ano da Educação Infantil na cidade do Rio de Janeiro. Dissertação de 2017.

[MARTINS, L.; FARBIARZ, J.; XAVIER, G.]

Livro digital interativo: uma articulação entre teoria, experimentação e design. Dissertação 2017.

[SADDY, B.; FARBIARZ, J.]

Entendeu ou quer que eu desenhe? As percepções de leitores sobre a participação da ilustração em livros de ficção em prosa dirigidos ao público adulto. Dissertação de 2016.

[PROTASIO, A.; FARBIARZ, J.]

Jogando histórias refletindo sobre a narrativa dos jogos eletrônicos. Dissertação de 2014.

[DIAS, C.; FARBIARZ, J.; FARBIARZ, A.]

Convivencialidade, Institucionalização e design lugares e relações mediados por ambientes online no ensino e aprendizagem de projeto. Dissertação de 2013.

[LACERDA, M.; FARBIARZ, J.; OLIVEIRA, I.]

Design na Leitura: uma possibilidade de mediação entre o jovem e a leitura literária. Dissertação de 2013.

[TABAK, T.; FARBIARZ, J.]

(Não) resolução de (não) problemas: contribuições do design para os anseios da educação em um mundo complexo. Dissertação de 2012.

[FAVILLA, L.; COELHO, L. A. L.; FARBIARZ, J. L.]

A experiência do professortexto.blog: mediações do design nos processos interativos de ensino-aprendizagem para-com alunos de graduação em comunicação social. Dissertação de 2011.

[MARÇAL, D. FARBIARZ, J. FARBIARZ, A.]

Mediações do design na construção de interfaces de jogos infantis online. Dissertação de 2011.

[MATTEONI, R.; FARBIARZ, J.; NOVAES, L.]

Olhares do Design sobre o livro didático de língua portuguesa. Dissertação de 2010.

[BATISTA, G; NOVAES, L.; FARBIARZ, A.]

Design e Educação: o jogo no desenvolvimento de competências e habilidades do educando. Dissertação de 2010.

[XAVIER, G.; COELHO, L.; FARBIARZ, J.]

A imagética eletrolúdica: a linguagem visual nos jogos eletrônicos. Dissertação de 2007.

[CARVALHO, R.; COELHO, L.; FARBIARZ, J.]

Livro de Guarani feito por Juruá Reflexões acerca do Design do livro e da leitura a partir da escolarização dos agentes de saúde Guarani. Dissertação de 2007.

[CLARO, L.; NOJIMA, V.; FARBIARZ, A.]

Objetos que têm o poder de fazer pensar: Design e Educação no Ensino Fundamental. Dissertação de 2007.

[FARBIARZ, A; JOVANOVIC, A.]

Universidade-aluno: uma ponte em construção. Dissertação de 2001.

[FARBIARZ, A; NOJIMA, V.]

O designer gráfico e o bureau de fotolitos digitais: dois olhares, um objeto. Dissertação de 2000.


Teses

DESIGN PARA EDUCAÇÃO MULTIMODAL

[SADDY, B.; FARBIARZ, J.]

Os lugares do Design na produção editorial independente e tradicional. Tese de 2020.

[DIAS, C.; FARBIARZ, J.]

Jogo é para o que se move: Design como favorecedor da construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem por meio da criação e adaptação de jogos analógicos. Tese de 2020.

[CARVALHO, A; FARBIARZ, J; FARBIARZ, A.]

Interações, significados e sentidos em ambientes virtuais de aprendizagem. Tese de 2018.

[LACERDA, M.; FARBIARZ, J.]

A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: livros para crianças e jovens. Tese de 2018.

[CLARO, L.; FARBIARZ, J.; FARBIARZ, A.]

RG Design: Um panorama sobre a(s) identidade(s) do Design no Brasil, através do olhar dos formandos. Tese de 2017.

[MATTEONI, R.; FARBIARZ, J.]

Formação em design: diálogo entre política e educação do designer. Tese de 2014.

[NECYK, B.; FARBIARZ J.; FARBIARZ, A.]

Usos e sentidos de tecnologias digitais de informação e comunicação em contextos de ensino-aprendizagem no Design. Tese de 2013.

[XAVIER, G.; FARBIARZ, J.]

A Experiência Gamerama: metodologia e design de jogos eletrônicos para futuros produtores nacionais. Tese de 2013.

[SOBRAL, J. E. C.; FARBIARZ, J. L.; OLIVEIRA, I. M.]

A Linguagem Fotográfica na formação do designer em um ambiente de convergência tecnológica. Tese de 2012.

[CARVALHO, R.; FARBIARZ, J.]

Olhares sobre o ensino do projeto em Design: gêneros e interações em espaços de ensino e aprendizagem. Tese de 2012.

[FARBIARZ, A.; NOJIMA, V.]

O(s) lugar(es) do design(er) na construção de um curso a distância on-line. Tese de 2007.

[FARBIARZ, J.; DIETZSCH, J.]

Utopia e realidade na atuação do professor de língua e literatura. Tese de 2001.


Orientações em Andamento

DESIGN PARA EDUCAÇÃO MULTIMODAL

EM ORIENTAÇÃO AUTOR

[VARGENS, D.; FARBIARZ, J.; NOVAES, L.]

Design nas relações aluno-professor: cartografia, parceria e acolhimento. Dissertação em andamento

EM ORIENTAÇÃO AUTOR

[LINS, J.; FARBIARZ, J.]

Tem o Design no meio do caminho, no meio do caminho tem o Design: O encontro da poética do Design com o mediador de leitura. Tese em andamento.

EM ORIENTAÇÃO AUTOR

[SILVA, E.; FARBIARZ, J.]

Jogo, logo penso: design, linguagem multimodal e a(s) construção(s) de sentido(s) no futebol. Tese em andamento.

EM ORIENTAÇÃO AUTORA

[NUNES, M.; FARBIARZ, J.]

Olhares do Design para processos de multiletramento em contextos formais de ensino-aprendizagem. Tese em andamento.

EM ORIENTAÇÃO AUTORA

[OLIVEIRA, L.; FARBIARZ, J.]

O desenho, como atividade projetiva, mediando um corpo político e poético, no contexto educativo. Tese em andamento.

EM ORIENTAÇÃO AUTORA

[SOBRAL, J.; FARBIARZ, J.]

Expressão & Impressão: O design autoral como ferramenta poética e política no cenário contemporâneo. Tese em andamento.