As sociedades experimentam processos formativos formais, não-formais e informais vinculados às interações vivenciadas que fundamentam suas construções de sentidos sociais. Ao longo da história, as diversas formas semióticas ou multimodos comunicacionais foram alijadas dos processos formativos, em favor da supremacia da escrita verbal. Houve assim, para além da restrição ao acesso às ordens dos discursos e ao capital simbólico, e da instrumentalização de uma ideologia do consumo posta pelo espetáculo midiático, a regulação do desenvolvimento de competências e habilidades propulsoras de uma formação multimodal e de um letramento crítico multimodal midiático. No Eixo Design para Educação Multimodal: Design em Parceria/Participativo e Letramento Midiático, nos dedicamos a analisar esses processos restritivos e suas consequentes formas de interações para, por meio do design em parceria/participativo, do letramento crítico midiático, da ludicidade e da pedagogia da multiliteracia, ofertar objetos, sistemas, práticas, processos, tecnologias e serviços que combinem diferentes modos de representação (imagens, músicas, cores, oralidades e escritas) e favoreçam a autoria/autonomia dos sujeitos sociais, oportunizando assim não apenas o reconhecimento das inteligências múltiplas como também, e principalmente, a produção/leitura crítica de gêneros midiáticos e práticas multimodais. Sustentamos no Eixo que esses gêneros e práticas são elementos culturais que transformam os fazeres humanos, seus modos de relacionamento com o conhecimento em prol de uma formação multimodal colaborativa e emancipatória. Autores como Gustavo Bomfim, Donald Schon, Douglas Kellner, Paulo Freire, José Pacheco, Paul Gee, Howard Gardner, Mikhail Bakhtin, Norman Fairclough e também o New London Group sustentam o Eixo.
DESIGN PARA EDUCAÇÃO MULTIMODAL
Livro digital interativo: uma articulação entre teoria, experimentação e design. Dissertação 2017.
Jogando histórias refletindo sobre a narrativa dos jogos eletrônicos. Dissertação de 2014.
A experiência do professortexto.blog: mediações do design nos processos interativos de ensino-aprendizagem para-com alunos de graduação em comunicação social. Dissertação de 2011.
DESIGN PARA EDUCAÇÃO MULTIMODAL
Os lugares do Design na produção editorial independente e tradicional. Tese de 2020.
A Linguagem Fotográfica na formação do designer em um ambiente de convergência tecnológica. Tese de 2012.
DESIGN PARA EDUCAÇÃO MULTIMODAL
EM ORIENTAÇÃO AUTOR
Design nas relações aluno-professor: cartografia, parceria e acolhimento. Dissertação em andamento
EM ORIENTAÇÃO AUTOR
Tem o Design no meio do caminho, no meio do caminho tem o Design: O encontro da poética do Design com o mediador de leitura. Tese em andamento.
EM ORIENTAÇÃO AUTOR
Jogo, logo penso: design, linguagem multimodal e a(s) construção(s) de sentido(s) no futebol. Tese em andamento.
EM ORIENTAÇÃO AUTORA
Olhares do Design para processos de multiletramento em contextos formais de ensino-aprendizagem. Tese em andamento.
EM ORIENTAÇÃO AUTORA
O desenho, como atividade projetiva, mediando um corpo político e poético, no contexto educativo. Tese em andamento.
EM ORIENTAÇÃO AUTORA
Expressão & Impressão: O design autoral como ferramenta poética e política no cenário contemporâneo. Tese em andamento.