DESIGN PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Conviviality and Design: Interaction, Learning and Autonomy. In: DAT Journal: Design, Art and Technology, Vol. 5, 2020. p. 190 - 205.
Design como recurso facilitador do processo de inclusão de crianças com autismo. In: 9° Congresso Internacional de Design da Informação, 2019, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, p. 1036-1045, 2019.
Design e Educação: Interfaces possíveis em situações de inclusão. Educação no Século XXI- Neuroeducação e Arte. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019, v. 46, p. 121-132.
Dois anos após a implementação da LBI: um sistema para visualizar um ambiente de ensino-aprendizagem inclusivo. In: III Congresso Internacional de Educação Inclusiva & a III Jornada Chilena Brasileira sobre Educação Inclusiva e Direitos Humanos, 2018, Campina Grande. Anais III CINTEDI, 2018. v. 1.
Sistema lúdico para aumentar o treinamento de caminhada para crianças com limitações Neuropsicomotoras. In: 16° Ergodesign Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica, 2017, Santa Catarina. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Blucher, 2017. p. 1640-1649.
Um olhar sobre o design social e a prática do design em parceria. In: Oliveira, A.; Franzato, C.; Del Gaudio, C. (Orgs). Eco Visões Projetuais: Pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Editora Edgar Blucher Ltda, 2017.
Tecnologias & Espaços: mediações de ensino aprendizagem. In: FARBIARZ, J. L.; FARBIARZ, A.; HEMAIS, B. J. W. (Org.). Design para uma educação inclusiva. 1ed.São Paulo: Editora Blucher, 2016, v. , p. 11-24.
Formação do professor para a educação inclusiva. In: Farbiarz, J. L.; Farbiarz, A.; Hemais, B. J. W. (Org.). Design para uma educação inclusiva. 1ed.São Paulo: Editora Blucher, 2016, v. , p. 147-168.
Problem Solving through a Participatory Design and Education Perspective. International Journal of Education and Human Development, v. 2, 2016, p. 18-27.
Design & Educação: objetos de ensino-aprendizagem potencializando inteligências múltiplas. In: FARBIARZ, J. L.; FARBIARZ, A.; HEMAIS, B. J. (Org.). Design para uma educação inclusiva. 1ed.São Paulo: Editora Blucher, 2016, v. , p. 173-194.
Linguagem do boneco / títere pelo olhar do Design: Contribuições do Design para o teatro de bonecos. In: 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings, 2016. p. 5153.
Modos de leitura e interação em novas tecnologias: a mediação do Design. Linha Mestra, v. VIII, p. 908-911, 2014.
Espaços Contemporâneos de ensino aprendizagem. In: FARBIARZ, J. L.; FARBIARZ, A. (Org.). Nós do ensino: perspectivas interdisciplinares de leituras do Design. 1ed.Rio de Janeiro: 2AB, 2013, v. , p. 173-187.
O designer entre a produção e a recepção. In: COELHO, L. A.; FARBIARZ, J. L.; FARBIARZ, A. (Org.). Os Lugares do Design na Leitura. 1ed.Rio de Janeiro: Novas Idéias, 2008, v. 1, p. 89-100.
Projeto gráfico do livro didático para comunidades específicas. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v. 1, p. 1-16, 2008.
Os bonecos ao longo do tempo: múltiplas formas, múltiplos materiais, impacto ambiental e contribuição para o campo da Educação. In: Farbiarz; J. L.; FARBIARZ, A.; COELHO, L. A. L. (Org.). Os lugares do Design na leitura. 1ed.Teresópolis: Editora Novas Idéias, 2008, v. , p. 335-350.
DESIGN PARA EDUCAÇÃO MULTIMODAL
Abordagem teórico metodológica: para uma análise ideológica da arte sequencial e história em quadrinhos. In: SILVA, R. C. da; QUEIROZ, L. A. A. (Org.) Multimodalidade, ensinos e aprendizagens. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. 134- 168p.
Conectar ou desconectar: debates sobre a reflexão a partir da Educação para os meios. Comunicação & Educação, v. 23, p. 21-33, 2019.
Jogos como gêneros multimodais: análise e elaboração crítica para multiletramentos. Educação (Santa Maria. Online), v. 44, p. 14, 2019.
Jogos e práticas lúdicas como estratégias educacionais nas Humanidades Digitais. LIINC em revista, v. 15, p. 177-191, 2019.
Gamification for Graphic Education: A Case Study on Innovative Methodology. In: Zagalo N.; Veloso A.; Costa L.; Mealha Ó. (Org.). Communications in Computer and Information Science. 1ed.Cham: Springer International Publishing, v. 1164, 2019. p. 208-219.
Livro: um projeto de Design na Leitura. In: Pinheiro, M.; Tolentino, J. (Org.). Literatura infantil e juvenil: campo, materialidade e produção. 1ed. Belo Horizonte: Editora Moinhos e Editora Contafios, 2019, p. 53-70.
Espaços Inovadores de e em ensino aprendizagem. In: GRAPHICA - XIII International Conference on Graphics Engeneering for Arts and Design, 2019, Rio de Janeiro. Espaços inovadores de e em ensino aprendizagem, v. 13. p. 964-972, 2019.
Design e aprendizagem a partir da experiência oficina de cinema de animação com materiais naturais. Práxis Educaional (Online), v. 15, p. 450-466, 2019.
Fragmentation: Dissonant Repertoire for Design formation. In: 13th International Technology, Education and Development Conference, 2019, Valencia. Valencia, Espanha: IATED, p. 1648-1657, 2019.
Da prótese tecnológica à negação das tecnologias: olhares cotidianos a partir da Educação para as Mídias. In: Nagamini, E.; Zaniboni, A. (Org.). Territórios migrantes, interfaces expandidas. Série Comunicação e Educação; v. 5. 1ed.Ilhéus, BA: Edithus - Editora da UESC, 2018, v. 1, p. 325-341.
Design and handicrafts: The importance of interdisciplinarity in collaborative design practice. Strategic Design Research Journal, v. 11, p. 9-14, 2018.
A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: livros de literatura para Educação Infantil e Ensino Médio. ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE), v. 26, p. 601-1408-1, 2018.
Produções materiais e culturais fora da expectativa do “padrão etário”: Tendências de mercado e pressões sociais que influenciam os consumidores adultos de livros ilustrados. In: 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2018, Joinville. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2018.
Empoderamento docente e discente no uso das mídias na educação: o caso do Projeto Gente. In: Soares, I. de O.; Viana, C.; Xavier, J. (Org.). Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural.. 1ed.São Paulo: ABPEducom, 2017, v. , p. 654-661.
Imagem, perfil: conversações, identidades e a educação audiovisual. In: Albuquerque, G.; Velasques, M.; Batistella, R. Batistella. (Org.). Cultura, politecnia e imagem. 1ed.Rio de Janeiro: EPSJV, 2017, v. , p. 191-214.
Reflexões sobre um design em transformação. In: UD16 - 5º Encontro de Doutoramentos em Design, 2016, Aveiro. Aveiro: UA Editora, 2017.
Do prazer ao pensamento crítico em Harry Potter. Comunicação & Educação. , v.22, p.77 - 84, 2017.
Reflexões acerca do processo de implantação de uma WEB Rádio Educativa Universitária. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 9, 2016. p. 40-52
Construção de jogos e aprendizagem nos artigos da SBGames: onde Design e Educação se encontram?. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. Proceedings of SBGames 2016. Porto Alegre: SBC, 2016. p. 1079-1085.
Narrativa nos jogos: uma oportunidade para autoria coletiva na escola. In: FARBIARZ, J. L.; FARBIARZ, A.; HEMAIS, B. J. W. (Org.). Design para uma educação inclusiva. 1ed.São Paulo: Blucher, 2016, v. , p. 117-127.
A distância ou presencial: novos ambientes de aprendizagem. Design para uma educação inclusiva. 1ed.São Paulo: Editora Blucher, 2016, v. , p. 47-78.
Design in Reading: The Possibility of Mediation between the Young Reader and Literary Reading. The International Journal of Visual Design, v. 10, 2016. p. 29-44
Uma proposta de design na leitura: reflexões sobre sujeitos, objetos-livro e políticas públicas para a formação do leitor. Infodesign (SBDI. Online), v. 13, p. 277-290, 2016.
Os agentes da cadeia produtiva editorial e o adequado em ilustrações de livro para diferentes idades de público-alvo. Pesquisas em Discurso Pedagógico (on-line), v. 2016, p. 1-13, 2016.
Linguagem e Design: sobre a impossibilidade da neutralidade da informação. In: 7th Information Design International Conference, 2015, Brasília. Proceedings of the 7th Information Design International Conference. São Paulo: Editora Edgard Blücher. p. 855.
O design como processo e a questão da autoria. In Texto (UFRGS. Online), 2015.
A disciplina na sala de aula: arquitetura e design como afirmação de concepções de ensino e aprendizagem. Arcos Design (Online), v. 8, p. 96-113, 2014.
Apostando no 'e' ou estabelecendo pontes entre Design e Estudos da Linguagem. In: Couto, R.; Oliveira, A.; Farbiarz, J.; Novaes, L. (Org.). Formas do Design: por uma metodologia interdisciplinar. 2ed.Rio de Janeiro: Rio Books, 2014, v. , p. 121-146.
Formação visual na adolescência: constatando carências na perspectiva do Design. In: FARBIARZ, J. L.; FARBIARZ, A. (Org.). Nós do ensino: perspectivas interdisciplinares de leituras do Design. 1ed.Rio de Janeiro: 2AB; FAPERJ, 2013, v., p. 102-115."
Analisando livros didáticos, repensando os lugares do design. In: Farbiarz, J.; Farbiarz, A. (Org.). Nós do ensino: perspectivas interdisciplinares de leituras do Design. 1ed.Rio de Janeiro: 2AB; FAPERJ, 2013, v., p. 24-41.
About products and the design process: an historical approach on design and authorship. In: International design management research conference 'Leading Innovation Through Design', 2012, Boston. International design management research conference "Leading Innovation Through Design". Boston: Design Management Institute, 2012. v. 1. p. 259-268.
Capoeira Legends. Revista AnimaEco, (Online) v. 2, 2011.p. 20-27
Cenário latino Americano: ensaio sobre as novas dinâmicas de produção na contemporaneidade. Convergencias: revista de investigação e ensino das artes, v. 7, p. 1-9, 2011.
J. C: um passeio pela tipografia. In: Horcades, C. (Org.), Almanaque Tipográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: Ateliê Editorial, 2008