As sociedades experimentam processos formativos formais, não-formais e informais vinculados às interações vivenciadas que fundamentam suas construções de sentidos sociais. Ao longo da história, as discriminatórias oportunidades de participação nesses processos desempenham função regulatória que restringem o acesso às ordens dos discursos e ao capital simbólico. Sobretudo os espaços formais operam, muitas das vezes, na homogeneização das diferenças, promovendo o achatamento dos mundos de vidas pessoais e suas diferenças. No Eixo Design para Educação Inclusiva: Design em Parceria e Responsabilidade Social intentamos incorporar a diversidade produtiva, o pluralismo cívico e as múltiplas camadas dos mundos que situam os sujeitos contemporâneos no centro dos processos formativos e das políticas públicas. Para tanto, nosso referencial teórico/metodológico articula o design em parceria – no reconhecer, oportunizar e valorizar as diferentes subjetividades, interesses, intenções, compromissos e propósitos que levam os sujeitos a interagirem – com a pedagogia das multiliteracias – no encontro com os pilares da prática situada, da instrução aberta e do enquadramento crítico. Em suma, as pesquisas, os projetos e as ações do Eixo visam, ofertar objetos, sistemas, práticas, processos, tecnologias e serviços que potencializem uma trajetória inscrita na equidade, base para o reconhecimento das inteligências múltiplas e propulsora da sustentabilidade humana. Autores como Ana Branco, José Luiz Ripper, Rita Couto, Jackeline Farbiarz, Howard Gardner, Mikhail Bakhtin, Norman Fairclough e também o New London Group sustentam o Eixo.
DESIGN PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O acolhimento de crianças com autismo na Educação Infantil por meio do Design em Parceria. Dissertação de 2020.
DESIGN PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DESIGN PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EM ORIENTAÇÃO AUTOR
Sobre angústia, urgência, esperança e ação a partir do design e inclusão: exercícios para uma sociedade democrática. Tese em andamento.
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Como você resolveu? Análise da rede afetiva virtual de mães de Surdos Que Ouvem sob a perspectiva do Design. Dissertação em andamento.
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Conviver e incluir: o potencial facilitador do design no processo de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior. Tese em andamento.
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Jogos e Inclusão; o design colaborativo como ferramenta de empoderamento de pessoas com deficiência visual. Tese em andamento.