As sociedades experimentam processos formativos formais, não-formais e informais vinculados às interações vivenciadas que fundamentam suas construções de sentidos sociais. Ao longo da história, as discriminatórias oportunidades de participação nesses processos desempenham função regulatória que restringem o acesso às ordens dos discursos e ao capital simbólico. Sobretudo os espaços formais operam, muitas das vezes, na homogeneização das diferenças, promovendo o achatamento dos mundos de vidas pessoais e suas diferenças. No Eixo Design para Educação Inclusiva: Design em Parceria e Responsabilidade Social intentamos incorporar a diversidade produtiva, o pluralismo cívico e as múltiplas camadas dos mundos que situam os sujeitos contemporâneos no centro dos processos formativos e das políticas públicas. Para tanto, nosso referencial teórico/metodológico articula o design em parceria – no reconhecer, oportunizar e valorizar as diferentes subjetividades, interesses, intenções, compromissos e propósitos que levam os sujeitos a interagirem – com a pedagogia das multiliteracias – no encontro com os pilares da prática situada, da instrução aberta e do enquadramento crítico. Em suma, as pesquisas, os projetos e as ações do Eixo visam, ofertar objetos, sistemas, práticas, processos, tecnologias e serviços que potencializem uma trajetória inscrita na equidade, base para o reconhecimento das inteligências múltiplas e propulsora da sustentabilidade humana. Autores como Ana Branco, José Luiz Ripper, Rita Couto, Jackeline Farbiarz, Howard Gardner, Mikhail Bakhtin, Norman Fairclough e também o New London Group sustentam o Eixo.

Dissertações

DESIGN PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

[ESPANHOL, M.; FARBIARZ, J.]

O acolhimento de crianças com autismo na Educação Infantil por meio do Design em Parceria. Dissertação de 2020.

[SALLES, M.; FARBIARZ, J.]

“Nada sobre nós, sem nós”. Design, um caminho para diminuir a fragmentação da inclusão da criança com autismo. Dissertação de 2019.

[SOUSA, L.; FARBIARZ, J.]

Design no Brincar: uma compreensão da tríade Indústria - Formação em Design - Brinquedo. Dissertação de 2018.

[OLIVEIRA, E.; COELHO, L.; FARBIARZ, J.]

PupPET - Bonecos de PET e outros materiais descartados. Dissertação de 2007.

[FARBIARZ, J.; GOMES, S.]

Poesia em Angola: Na recuperação do passado a passagem para o futuro. Dissertação de 1993.


Teses

DESIGN PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

[MARÇAL, D.; FARBIARZ, J.]

Design participativo e princípios inclusivos: múltiplos modos de mediações na relação de sujeitos com autismo. Tese de 2018.

[OLIVEIRA, E.; COELHO, L.; FARBIARZ, J.]

Plano Bonecos. Modos de Fazer, Modos de Brincar e Modos de Pensar. Metodologia participativa dentro de um grupo com diversidade intelectual. Tese de 2018.

[SILVA, J.; FARBIARZ, J.]

A pesquisa experimental para o desenvolvimento de técnicas em harmonia com meio ambiente físico e mental. Tese de 2014.


Orientações em Andamento

DESIGN PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

EM ORIENTAÇÃO AUTOR

[SOUSA, L. B.; FARBIARZ, J.]

Sobre angústia, urgência, esperança e ação a partir do design e inclusão: exercícios para uma sociedade democrática. Tese em andamento.

EM ORIENTAÇÃO AUTORA

[NEVES, R.; FARBIARZ, J.]

Como você resolveu? Análise da rede afetiva virtual de mães de Surdos Que Ouvem sob a perspectiva do Design. Dissertação em andamento.

EM ORIENTAÇÃO AUTORA

[ARAÚJO, R. M. E.; FARBIARZ, J.]

Conviver e incluir: o potencial facilitador do design no processo de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior. Tese em andamento.

EM ORIENTAÇÃO AUTOR

[LÉSTE, J. ; FARBIARZ, J.]

Jogos e Inclusão; o design colaborativo como ferramenta de empoderamento de pessoas com deficiência visual. Tese em andamento.

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LINC-Design

Laboratório Linguagem, Interação e Construção de sentidos/Design.

Programa de Pós-graduação em Design Departamento de Artes & Design | PUC-Rio