EAD online: suportes e leituras

FARBIARZ, Alexandre; FARBIARZ, Jackeline Lima. (Orgs.) EAD online: suportes e leituras. Rio de Janeiro: Rio Books/Editora Faperj, 2011.

"EAD online: suportes e leituras tem por objetivo levantar, discutir e produzir conhecimentos sobre a relação entre o suporte eletrônico e suas implicações discursivas nos cursos de educação a distância online sobretudo no que tange as inovações tecnológicas.

Os textos são de autoria de profissionais que investiram na pós-graduação strictu sensu nas esferas da Educação, da Linguagem, da Comunicação e/ou do Design.

EAD online suportes e leituras coloca-se como um empreendimento de caráter interdisciplinar que visa a alimentar o debate sobre o necessário investimento interdisciplinar entre ação educativa, Design de artefatos e ambientes e o desenvolvimento tecnológico no quadro da sociedade contemporânea." - Lessa, 2011

Sumário:

  • Ambientação para biblioteca virtual: o papel do suporte no curso de educação a distância [Ricardo Artur Pereira de Carvalho]
  • Dodecaedria, a biblioteca interativa: design de atividade lúdica para curso a distância [Eliane Bettocchi e Nathalia Sá Cavalcante])
  • Uma abordagem dialógica do design instrucional [Alexandre Farbiarz, Guilherme Xavier e Jackeline Farbiarz]
  • Educação a distância: à luz do Design, da Interação Humano-Computador e da Pedagogia [Cristina Portugal e Rita Couto]
  • Circuitos para a imagem na Web: O Projeto Montagem [Marina Boechat]
  • Perspectivas para um mestrado em design a distância [Patrícia Castro e Rita Couto]
  • O ambiente colaborativo TelEduc e estágio supervisionado na formação de professores [Carlos Eduardo, Rogério Moura e Heitor Gribl]
  • Uma discussão preliminar sobre o design de ambientes virtuais de aprendizagem [Alexandre e Jackeline Farbiarz]