O Lugar do Design na Leitura: Multimeios, Interatividades e Visualidades
Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu)
Objetivo:
Com o curso pretendemos:
Explorar o uso da imagem impressa, eletrônica, estática ou dinâmica em ambientes de ensino e aprendizagem dedicados à leitura e à educação.
Discutir e analisar as imagens impressas, eletrônicas, estáticas ou dinâmicas e a escolha dos suportes de leitura, buscando sua adequação às possibilidades dos agentes mediadores da leitura e às demandas dos estudantes;
Esclarecer quanto às formas de uso de cada mídia ou suporte de leitura, considerando que cada uma delas antecipa uma forma de recepção/interação diferenciada;
Propiciar o uso crítico de estratégias narrativas que englobem mídias/suportes de leitura como o livro didático e paradidático, a revista no formato História em Quadrinhos, o RPG, o Jogo eletrônico, o Jogo didático, o Cinema, os Objetos tridimensionais (tradicionais e reciclados) e a WEB, sob o enfoque da relação estabelecida entre o conteúdo verbal (texto escrito, impresso, eletrônico) e o conteúdo não verbal (ilustrações, animações, projetos gráficos, etc).
Potencializar a elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em consonância com a realidade do universo educacional.
Potencializar o uso de estratégias narrativas que englobem mídias/suportes de leitura como facilitadoras da interação entre os agentes mediadores da leitura e o estudante envolvido em situação de ambientes e trabalho dedicados à leitura e à educação, diminuindo o hiato entre a capacitação destes agentes e a realidade dos estudantes, a cada dia que passa, mais afetos a um universo imagético e multimidiático.