Dia 28 de julho de 2015 |
08h00-09h00 |
Inscrições e credenciamento |
09h00-10h00 |
Sessão de Abertura |
|
|
Barbara Jane Wilcox Hemais |
|
|
|
Coordenadora SILID-SIMAR |
|
|
Jackeline Lima Farbiarz |
|
|
|
Coordenadora SILID-SIMAR |
|
|
Alexandre Farbiarz |
|
|
|
Coordenador Adjunto SILID-SIMAR |
|
|
José Ricardo Bergmann |
|
|
|
Vice-reitor Acadêmico da PUC-Rio |
|
|
Rosana Kohl Bines |
|
|
|
Representante do Departamento de Letras PUC-Rio |
|
|
Rita Maria de Souza Couto |
|
|
|
Representante do Departamento de Artes & Design |
10h00-11h30 |
Sessão Plenária |
|
Conferencista |
|
|
Fernanda Coelho Liberali |
|
|
|
Bolsista PQ 2 - CA LL; Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP); professora do Departamento de Inglês, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, da PUC-SP. |
11h30-11h45 |
Coffee break |
11h45-13h30 |
Mesa Redonda 1: Livro de língua: entre o PNLD e a sala de aula |
|
Coordenador da Mesa |
|
|
Barbara Jane Wilcox Hemais |
|
Conferencistas |
|
|
Sandra Cristina Possas |
|
|
|
Diretora editorial do departamento de língua estrangeira da Editora Moderna/Richmond; Mestre em ensino de inglês como língua estrangeira (MA TEFL) pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres. |
|
|
Renato Caixeta da Silva |
|
|
|
Doutor em Estudos da Linguagem (PUC-Rio); professor de inglês (CEFET-MG); professor do Curso de Letras e do Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens (CEFET-MG). |
|
|
Ricardo Luiz Teixeira de Almeida |
|
|
|
Doutor em Letras (UFF); Mestre no Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada (UFRJ); professor do Instituto de Letras (UFF); professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UFF). |
|
|
Lucia Teixeira |
|
|
|
Doutora em Linguística e Semiótica (USP); professora titular de Linguística (UFF); pesquisadora do CNPq; coordenadora do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso (SeDi: www.sedi.uff.br). |
13h30-15h00 |
Almoço |
15h00-18h00 |
Sessões de Oficinas |
|
|
|
OF 1 - Ludificação no Ensino: princípios para ensaios |
|
|
|
OF 2 - Pesquisando livros e materiais didáticos em uso: possibilidades, dificuldades e desafios |
|
|
|
OF 3 - Metodologias de ensino em livros didáticos para o ensino de línguas: por uma pedagogia de letramentos |
|
|
|
OF 5 - Integrando as tecnologias digitais à sala de aula de línguas: algumas possibilidades |
|
Dia 29 de julho de 2015 |
08h00-09h00 |
Credenciamento |
09h00-10h45 |
Mesa Redonda 2: Inclusão na Escola |
|
Coordenador da Mesa |
|
|
Jackeline Lima Farbiarz |
|
Conferencistas |
|
|
Kátia Cristina Vieira Nunes da Silva |
|
|
|
Professora da SME/RJ, graduada em Pedagogia e especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Diretora do Instituto Municipal Helena Antipoff e Conselheira Titular do COMdef-Rio. |
|
|
Ciça Melo |
|
|
|
Mestre em Psicologia Comportamental (PUC-SP); ); criadora do movimento Paratodos; Conselheira na ABBR e participa do Instituto Lecca. |
|
|
Teresa Dias Carneiro |
|
|
|
Doutora em Estudos da Linguagem (PUC-Rio); professora de Estudos da Tradução do Departamento de Letras-LIBRAS (UFRJ). |
|
|
Daniela Marçal |
|
|
|
Fonoaudióloga, Mestre em Design (PUC-Rio); Doutoranda em Design (PUC-Rio); Pesquisadora do Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos/Design (LINC Design). |
10h45-11h00 |
Coffee break |
11h00-13h00 |
Sessões de Grupos de Trabalho |
|
|
|
GT 1.1 - Uso de materiais didáticos por professores e alunos |
|
|
|
GT 2.1 - As (re)configurações dos gêneros de textos nos Livros Didáticos (LD) e em outros materiais para o ensino de línguas estrangeiras |
|
|
|
GT 3.1 - PNLD e PNBE: possibilidades para o multiletramento |
|
|
|
GT 4.1 - Letramentos convencionais e novos letramentos no ensino por meio de TDIC |
|
|
|
GT 5.1 - O livro didático contemporâneo e novas formas de ensinar-aprender: uma agenda para letramentos |
|
|
|
GT 6.1 - Jogos na Educação |
|
|
|
GT 6.2 - Potencialidades pedagógicas e impactos das interfaces dos sistemas instrucionais nas Tecnologias das Linguagens Humanas |
|
|
|
GT 6.3 - Ações interdisciplinares de Design, Comunicação e Educação no uso e produção de TDIC’s em processos de ensino aprendizagem |
|
|
|
GT 7.1 - Tecnologias & Espaços: mediações de ensino-aprendizagem |
|
|
|
GT 7.2 – Design e Educação: abordagens, materiais e métodos aplicados ao ensino |
|
|
|
GT 8.1 - Livro, materiais e recursos didáticos: diálogos com temas contemporâneos |
|
|
|
GT 9.1 - Formação do professor, práticas de ensino-aprendizagem, produção e uso de materiais, recursos e tecnologias com foco na Educação Inclusiva |
13h00-14h15 |
Almoço |
14h15-16h00 |
Mesa Redonda 3: Formação do professor e demandas contemporâneas: novas mídias, novos espaços |
|
Coordenador da Mesa |
|
|
Alexandre Farbiarz |
|
Conferencistas |
|
|
Simone Monteiro de Araujo |
|
|
|
Gerente de Mídia-Educação da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Mestre em Educação (PUC-Rio). |
|
|
Nuria Pons Vilardell Camas |
|
|
|
Doutora em Educação: Currículo, no eixo Tecnologias e Educação (PUC-SP); Professora Adjunta (UFPR); membro do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (UFPR). |
|
|
Silvana Gontijo |
|
|
|
Jornalista, escritora, educadora e pesquisadora da área de midiaeducação; fundadora e presidente da OSCIP planetapontocom. |
|
|
Rossana Ghilardi |
|
|
|
Assessora Pedagógica da Área de Informática Educativa da Editora Positivo; Mestre em Tecnologia (UFTPR). |
16h00-18h00 |
Sessões de Grupos de Trabalho |
|
|
|
GT 1.1 - Uso de materiais didáticos por professores e alunos |
|
|
|
GT 2.1 - As (re)configurações dos gêneros de textos nos Livros Didáticos (LD) e em outros materiais para o ensino de línguas estrangeiras |
|
|
|
GT 3.1 - PNLD e PNBE: possibilidades para o multiletramento |
|
|
|
GT 4.1 - Letramentos convencionais e novos letramentos no ensino por meio de TDIC |
|
|
|
GT 5.1 - O livro didático contemporâneo e novas formas de ensinar-aprender: uma agenda para letramentos |
|
|
|
GT 6.1 - Jogos na Educação |
|
|
|
GT 6.2 - Potencialidades pedagógicas e impactos das interfaces dos sistemas instrucionais nas Tecnologias das Linguagens Humanas |
|
|
|
GT 6.3 - Ações interdisciplinares de Design, Comunicação e Educação no uso e produção de TDIC’s em processos de ensino aprendizagem |
|
|
|
GT 7.1 - Tecnologias & Espaços: mediações de ensino-aprendizagem |
|
|
|
GT 7.2 – Design e Educação: abordagens, materiais e métodos aplicados ao ensino |
|
|
|
GT 8.1 - Livro, materiais e recursos didáticos: diálogos com temas contemporâneos |
|
|
|
GT 9.1 - Formação do professor, práticas de ensino-aprendizagem, produção e uso de materiais, recursos e tecnologias com foco na Educação Inclusiva |
|
Dia 30 de julho de 2015 |
08h00-09h00 |
Credenciamento |
08h30-11h30 |
Sessões de Oficinas |
|
|
|
OF 4 – Leituras possíveis para o objeto-livro: multimodalidade e multiletramento |
|
|
|
OF 6 - Uso do celular como atividade pedagógica |
|
|
|
OF 7 - E quando o inesperado faz uma surpresa? |
08h30-11h30 |
Reunião dos Coordenadores de Grupos de Trabalho |
11h30-13h00 |
Almoço |
13h00-14h30 |
Sessão de Pôsteres |
13h00-14h30 |
Sessões de Grupos de Trabalho |
|
|
|
A definir |
14h30-16h15 |
Mesa Redonda 4: Multiletramentos e impactos sociais |
|
Coordenador da Mesa |
|
|
Roxane Helena Rodrigues Rojo |
|
Conferencistas |
|
|
Roxane Helena Rodrigues Rojo |
|
|
|
Pesquisadora PQ 1C; Doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (PUC-SP); professora associada livre docente (MS5-1) do Departamento de Linguística Aplicada (UNICAMP). |
|
|
Barbara Jane Wilcox Hemais |
|
|
|
Doutora em Letras Modernas (UFRJ); professora aposentada pelo Departamento de Letras (PUC-Rio). |
|
|
Rosalia Maria Duarte |
|
|
|
Doutora em Educação (PUC-Rio); Mestre em Educação (FGV-RJ); professora associado do Departamento de Educação (PUC-Rio). |
|
|
Maíra Gonçalves Lacerda |
|
|
|
Doutoranda em Design (PUC-Rio); professora colaboradora do Curso de especialização em Literatura Infantil (UFF); pesquisadora do LINC Design. |
16h15-16h30 |
Coffee break |
16h30-17h30 |
Mesa Redonda 5: Voz dos coordenadores de Grupos de Trabalho |
17h30-18h00 |
Encerramento |