:
Temos o prazer de convidá-lo a participar do II TEIAS – Congresso Transformações no Ensino pela Inclusão para Aprendizagens com foco na Sustentabilidade humana - que reúne os VII Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira (VII SILID); VI Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos (VI SIMAR); II Simpósio Educação para as Mídias em Comunicação (II SEDUC@MÍDIAS.COM); II Simpósio Interdisciplinar Design e Educação na Inclusão para a Autonomia Sustentável (II IDEIAS).
O II TEIAS será realizado no CEFET-MG - Campus II, nos dias 8 e 9 de agosto de 2019, sendo uma iniciativa interdisciplinar que envolve quatro áreas de conhecimento (Comunicação, Design, Educação e Letras) e quatro diferentes instituições de pesquisa (CEFET-MG, PUC-Rio, UEMG e UFF), com o objetivo de aprofundar questões de ensino-aprendizagem por meio do conhecimento e a análise de questões relacionadas ao livro didático, aos materiais e recursos didáticos como suportes de leitura, incluindo as novas tecnologias de informação e comunicação, e da educação para a leitura crítica das mídias, em ambientes pedagógicos. O foco do evento está na inclusão, pluralidade e sustentabilidade humana vinculadas às questões contemporâneas de ensino-aprendizagem.
O evento propicia a troca de experiências, através do investimento em novos encontros plurais e interdisciplinares que, em suas atuais edições, vêm consolidando diálogos entre pesquisadores, professores, alunos, escritores, ilustradores, editores, designers gráficos, educomunicadores e outros interessados.
Considera-se, portanto, que é preciso privilegiar os espaços para os encontros promovidos por esses grupos, para que a troca seja pensada, e para que cresça o conhecimento e a reflexão sobre os temas abordados.
VII Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira
VI Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos
II Simpósio Interdisciplinar Design e Educação na Inclusão para a Autonomia Sustentável
II Simpósio Educação para as Mídias em Comunicação
As atividades se dividem em quatro Eixos Temáticos, que procuram refletir as várias perspectivas nas quais o II TEIAS se concentra:
Experiências sobre pesquisas, práticas, materiais, recursos, tecnologias e mídias, com propósitos didáticos, que favoreçam a leitura e a escrita no âmbito da educação especial e multicultural, em situações de ensino-aprendizagem. Visa-se discutir o papel dos agentes mediadores da leitura e da escrita, da proposta autoral à recepção, na inclusão e na constituição das identidades em espaços formativos.
Experiências sobre pesquisas, práticas, materiais, recursos, mídias e tecnologias com propósitos didáticos, que favoreçam o letramento midiático, como processo de construção crítica da sociedade. Visa-se discutir o papel formador das mídias e dos agentes mediadores de sua leitura e escrita, em situações de ensino-aprendizagem em espaços formativos.
Experiências e reflexões sobre práticas com o uso de gêneros em contextos de sala de aula, focando os papéis dos professores, alunos, editores, escritores, ilustradores, designers e outros, desde a proposta autoral até a recepção no ensino. Visa-se a troca de experiências sobre a construção e compreensão de significados por meio de vários modos de linguagem, com foco no multiletramento, e por meio de distintos gêneros discursivos na relação texto-suporte-imagem.
Experiências, relatos de pesquisa e de práticas envolvendo os processos de produção, avaliação, escolha e uso de materiais e recursos didáticos para o ensino de línguas e de outros componentes curriculares, Visa-se discutir o papel dos diferentes agentes desses processos (autores, editores, avaliadores, governo, professores e alunos) bem como os papéis atribuídos às diferentes tecnologias e aos materiais e recursos didáticos na prática pedagógica.
O evento tem como objetivos:
Abrir um foro interdisciplinar para discussão sobre questões em torno da produção, da difusão, do uso e da recepção de livros, materiais, recursos e tecnologias didáticos, assim como da educação para a leitura crítica das mídias em espaços de ensino aprendizagem, tanto na educação presencial quanto na educação a distância e em situação de educação inclusiva.
Propiciar o encontro dos múltiplos agentes envolvidos no processo de autoria de livros, materiais, recursos, tecnologias e mídias, com propósitos didáticos, no que tange à elaboração, produção, difusão, uso e recepção, incluindo escritores, editores, designers gráficos e de mídias digitais, ilustradores, divulgadores, gráficos, profissionais da saúde, educomunicadores, professores e alunos.
Abrir um foro interdisciplinar para discussão sobre questões em torno da produção, da difusão, do uso e da recepção de livros, materiais, recursos e tecnologias didáticos, assim como da educação para a leitura das mídias em espaços de ensino aprendizagem, tanto na educação presencial quanto na educação a distância e em situação de educação inclusiva.
Conhecer, compartilhar e estimular a pesquisa sobre o livro, os materiais, os recursos, as tecnologias e as mídias, com propósitos didáticos, em uma perspectiva interdisciplinar.
Aproximar a produção acadêmica das práticas escolares e do mercado, estreitando relações entre a Universidade, o mercado e as diferentes redes de ensino, estimulando trocas entre os pesquisadores e os agentes envolvidos no processo de elaboração, produção, difusão, uso e recepção de livro, materiais, tecnologias e mídias, com propósitos didáticos.
Discutir a relação texto-suporte-imagem, atentando para a multimodalidade, considerando que as novas gerações estão sendo expostas a um universo em que o verbal e o não verbal estão ocupando espaços em comum, e que a formação para a leitura das linguagens audiovisuais é cada vez mais necessária.
Debater sobre as mídias e tecnologias acessíveis, e integradas ao ambiente de ensino-aprendizagem, especialmente sobre as tecnologias de informação e comunicação e seus impactos na sociedade.
Refletir e propor ações que possibilitem práticas participativas e inclusivas de ensino-aprendizagem, com foco na pluralidade cultural e sustentabilidade humana, na perspectiva do design em suas múltiplas modalidades: produtos, mídias, comunicação multissensorial, espaços e afins.
08 e 09 de agosto de 2019
O II TEIAS acontecerá no auditório do prédio principal, nos miniauditórios e nas salas do prédio 20 do CEFET-MG Campus II, na Av. Amazonas, 7675, Nova Gameleira, Belo Horizonte / MG.
Atenção para as ações e prazos:
Ação | Prazo até | |
---|---|---|
Inscrição para debatedor em GT: | 30 de junho |
|
Envio de carta de aceite para participação nos GTs: | em breve... | |
Inscrições de ouvintes: | 07 de agosto |
|
Inscrições nas Oficinas: | 08-09 de agosto |
|
Certificados de Ouvintes, Pôsteres e participação de Oficinas: | ao final do II TEIAS |
|
Alguns hoteis próximos ao CEFET-MG:
...
...
...
...
08/08
(08:00-20:30)
09/08
(08:00-19:00)
Programação Completa
(em breve...)
Confira as atividades:
Convidamos pesquisadores, professores e alunos de Design, Letras, Comunicação, Saúde, Educação e áreas afins, assim como escritores, ilustradores, editores, designers gráficos, profissionais da saúde, educomunicadores e outros interessados a se inscreverem nos Grupos de Trabalho (GTs) e nas Oficinas vinculados aos Eixos Temáticos do evento.
Os Grupos de Trabalho consistirão de sessões de debates com duração de 2h30, coordenados por pesquisadores do evento. Os interessados em participar dos GTs, deverão enviar um resumo expandido (aproximadamente 500 palavras) sobre sua contribuição para o eixo temático em que se alinha. Esses resumos subsidiarão as apresentações em Mesas Redondas e guiarão os debates nos GTs. A submissão dos resumos expandidos em consonância com os eixos temáticos garante aos participantes o recebimento de Carta de Aceite de apresentação oral e de participação nos debates do Grupo de Trabalho a que estiverem vinculados.
Os coordenadores dos GTs serão responsáveis pela organização e dinâmica dos debates e por apresentarem uma síntese dos resultados alcançados. As sínteses serão apresentadas na mesa redonda dos coordenadores de GT.
Os interessados em assistir às sessões de Abertura, Plenária, Mesa Redonda e Encerramento, sem participar dos Grupos de Trabalho (GTs) e das Oficinas. A inscrição como Ouvinte garante o recebimento de certificado de participação como Ouvinte no II TEIAS.
As Oficinas consistirão de atividades com duração de 2h30, coordenados por pesquisadores do evento. As vagas serão disponibilizadas durante o II TEIAS, nos dias 08 e 09 de agosto, na secretaria do evento.
Veja como proceder:
As inscrições são gratuitas. Para realizar a inscrição no evento até a data limite, basta preencher seus dados nos formulários respectivos:
Participante
Ouvinte
Oficinas
Objetivo: Sensibilização para o uso de materiais e recursos didáticos no âmbito da inclusão. Experiência de construção objetos de mediação inclusivo.
Objetivo: Apresentar princípios e fundamentos no uso de elementos de jogos em situações de ensino formal para motivação de professores e alunos.
Objetivo: Identificar o celular como potente extensão dos corpos (McLuhan), veículo multimodal de expressão pessoal e coletiva. Voz multisensorial em constante relacionamento.
Objetivo: Desenvolver com os participantes um exercício de análise e construção de sentidos que favoreça a percepção e interpretação verbo-visual a partir de estímulos multimodais.
Objetivo: 1) (re)visitar de forma didática e sucinta a Teoria da Complexidade e a Teoria dos Multiletramentos; 2) propor reflexões e discussões sobre as aplicações e implicações de tais teorias.
Objetivo: Oficina sobre Novos Multiletramentos no ensino
Objetivo: Apresentar e aplicar métodos de leitura e análise crítica de imagens com foco em gêneros digitais e imagens em movimento.
Objetivo: Apresentar aos participantes materiais didáticos disponíveis para alunos surdos; Propor uma releitura de atividades retiradas de 2 livros didáticos com adaptação para alunos surdos.