Após dez anos de trocas de experiências, unem-se aos SILID|SIMAR, o III SETEPS e o I SEDUC@MIDIA.COM:
Temos o prazer de convidá-lo a participar do I TEIAS, congresso que reúne os: VI Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira (VI SILID); V Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos (V SIMAR); III Seminário de Tecnologias Educacionais em Saúde (III SETEPS); e I Simpósio Educação para as Mídias em Comunicação (I SEDUC@MIDIA.COM).
O I TEIAS será realizado na PUC-Rio, nos dias 20 e 21 de Julho de 2017, sendo uma iniciativa interdisciplinar do Laboratório Linguagem, Interação e Construção de sentidos (LINC-Design), vinculado ao PPG-Design da PUC-Rio, do grupo de pesquisa Livros, materiais, recursos e novas tecnologias em contextos de ensino aprendizagem, vinculado ao Departamento de Letras da PUC-Rio, do Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde (NUTED), vinculado à Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz, e do grupo de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação (educ@midia.com), vinculado ao PPG Mídia e Cotidiano da UFF.
O objetivo do I TEIAS é reunir diferentes disciplinas, para propiciar a troca de experiências entre os sujeitos participantes e envolvidos com tecnologias e espaços de ensino-aprendizagem nas perspectivas da interação e da inclusão. Almeja-se continuar consolidando diálogos entre professores, alunos, pesquisadores, escritores, ilustradores, editores, designers, profissionais da saúde, educomunicadores e outros interessados.
Acreditamos que o I TEIAS, ao reunir os VI SILID / V SIMAR / III SETEPS / I SEDUC@MIDIA.COM, possibilitará tanto um avanço no conhecimento sobre a elaboração, produção, difusão, uso e recepção de livros, materiais e recursos didáticos como suportes de leitura, incluindo as novas tecnologias de informação e comunicação, e a educação para a leitura das mídias, em ambientes pedagógicos, com foco em uma educação inclusiva e multicultural, quanto a reavaliação de práticas vigentes em ambientes de ensino e pesquisa.
VI Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira
V Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos
III Seminário de Tecnologias Educacionais em Saúde
I Simpósio Educação para as Mídias em Comunicação
As atividades se dividem em quatro Eixos Temáticos, que procuram refletir as várias perspectivas nas quais o I TEIAS se concentra:
Experiências sobre pesquisas, práticas, materiais, recursos, tecnologias e mídias, com propósitos didáticos, que favoreçam a leitura e a escrita no âmbito da educação especial e multicultural, em situações de ensino-aprendizagem. Visa-se discutir o papel dos agentes mediadores da leitura e da escrita, da proposta autoral à recepção, na inclusão e na constituição das identidades em espaços formativos.
Experiências sobre pesquisas, práticas, materiais, recursos, mídias e tecnologias com propósitos didáticos, que favoreçam o letramento midiático, como processo de construção crítica da sociedade. Visa-se discutir o papel formador das mídias sociais e dos agentes mediadores de sua leitura e escrita, em situações de ensino-aprendizagem em espaços formativos.
Experiências e reflexões sobre práticas com o uso de gêneros em contextos de sala de aula, focando os papéis dos professores, alunos, editores, escritores, ilustradores, designers e outros, desde a proposta autoral até a recepção de livros, materiais, recursos e tecnologias, com propósitos didáticos. Visa-se a troca de experiências sobre a construção e compreensão de significados por meio de vários modos de linguagem, com foco no multiletramento, e por meio de distintos gêneros discursivos na relação texto-suporte-imagem.
Experiências e reflexões sobre estratégias e desafios da educação audiovisual, a partir do olhar de professores e pesquisadores. Visa-se a troca e a problematização teórico/prática de experiências de educação audiovisual, no espaço escolar e fora dele, como em oficinas e cineclubes, além de discutir seu potencial como um dispositivo de discussão e luta relativo a atravessamentos como raça, gênero e classe social.
O evento tem como objetivos:
Abrir um foro interdisciplinar para discussão sobre questões em torno da produção, da difusão, do uso e da recepção de livros, materiais, recursos e tecnologias didáticos, assim como da educação para a leitura das mídias jornalísticas em espaços de ensino aprendizagem, tanto na educação presencial quanto na educação a distância e em situação de educação especial.
Propiciar o encontro dos múltiplos agentes envolvidos no processo de autoria de livros, materiais, recursos, tecnologias e mídias jornalísticas, com propósitos didáticos, no que tange à elaboração, produção, difusão, uso e recepção, incluindo escritores, editores, designers gráficos e de mídias digitais, ilustradores, divulgadores, gráficos, profissionais da saúde, educomunicadores, professores e alunos.
Conhecer, compartilhar e estimular a pesquisa sobre o livro, os materiais, os recursos, as tecnologias e as mídias jornalísticas, com propósitos didáticos, em uma perspectiva interdisciplinar.
Aproximar a produção acadêmica das práticas escolares e do mercado, estreitando relações entre a Universidade, o mercado e as diferentes redes de ensino, estimulando trocas entre os pesquisadores e os agentes envolvidos no processo de elaboração, produção, difusão, uso e recepção de livro, materiais, tecnologias e mídias jornalísticas, com propósitos didáticos.
Discutir a relação texto-suporte-imagem, atentando para a multimodalidade, considerando que as novas gerações estão sendo expostas a um universo em que o verbal e o não verbal estão ocupando espaços em comum, e que a formação para a leitura das linguagens audiovisuais é cada vez mais necessária.
Debater sobre as mídias e tecnologias acessíveis, e integradas ao ambiente de ensino-aprendizagem, especialmente sobre as tecnologias de informação e comunicação e seus impactos na sociedade.
Atenção para as ações e prazos:
Ação | Prazo até | |
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Inscrições de participantes dos GTs, com respostas às Questões Temáticas: | 05 de julho |
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Inscrições de apresentações de Pôsteres: | 05 de julho |
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Envio de carta de aceite para participação nos GTs: | 10 de julho |
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Inscrições de ouvintes: | 20-21 de julho |
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Entrega de certificados de Ouvintes, Pôsteres e participação de Oficinas: | ao final do I TEIAS |
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Envio dos artigos completos: | 03 de setembro |
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Envio de carta de aceite dos artigos completos para publicação: | 03 de outubro |
Veja o que vai acontecer:
20/07
(07:30-18:45)
21/07
(07:30-18:45)
Programação Completa
Aponte a câmera do seu smartphone para o QR-Code acima para realizar o download da programação completa em PDF.
(ou clique aqui para salvar o arquivo no seu computador)
Confira as atividades:
Convidamos pesquisadores, professores e alunos de Design, Letras, Comunicação, Saúde, Educação e áreas afins, assim como escritores, ilustradores, editores, designers gráficos, profissionais da saúde, educomunicadores e outros interessados a se inscreverem nos Grupos de Trabalho (GTs), Pôsteres e nas Oficinas vinculados aos Eixos Temáticos do evento.
Os Grupos de Trabalho consistirão de sessões de debates com duração de 2h30, coordenados por pesquisadores do evento. Os interessados em participar dos GTs, deverão responder às questões temáticas propostas no formulário de inscrição. As respostas às questões subsidiarão as apresentações das Mesas Redondas e serão debatidas nos GTs. Com isso, não haverá a necessidade de envio de resumo de artigo para participação nos GTs.
As respostas às questões temáticas garantem aos participantes o recebimento de Carta de Aceite de apresentação oral e de participação nos debates do Grupo de Trabalho a que estiverem vinculados.
Os coordenadores dos GTs serão responsáveis pela organização e dinâmica dos debates e por apresentarem uma síntese dos resultados alcançados. Os textos síntese dos resultados comporão as publicações do I TEIAS, juntamente com artigos selecionados pelo Comitê Científico, dentre os enviados pelos participantes dos GTs até 30 (trinta) dias após o evento (20 de agosto), que tenham por base as respostas às questões temáticas e seu debate nos GTs.
As Oficinas consistirão de atividades com duração de 2h30, coordenados por pesquisadores do evento. As vagas serão disponibilizadas durante o I TEIAS, nos dias 20 e 21 de julho, na secretaria do evento. As inscrições serão limitadas a 2 (duas) Oficinas, uma em cada dia. A lista completa das Oficinas será divulgada em breve.
A inscrição nas Oficinas garante o recebimento de certificado de participação em Oficina no I TEIAS.
Os coordenadores das Oficinas serão responsáveis pela sua organização e dinâmica e por apresentarem uma síntese dos resultados alcançados. Os textos síntese dos resultados comporão as publicações do I TEIAS, juntamente com relatos/ensaios enviados pelos inscritos sobre a experiência de participação nas Oficinas, até 30 (trinta) dias após o evento (20 de agosto), e selecionados pelo Comitê Científico do I TEIAS.
Confira aqui a lista de Oficinas para o I TEIAS.
Os Pôsteres consistirão de uma sessão de 1h00, aberta à participação também de alunos de PIBIC, PIBITI, PIBID e mestrandos. Os interessados em apresentar pôsteres deverão se inscrever através de formulário específico. A comissão científica do evento ficará encarregada da seleção.
Os Pôsteres deverão seguir a orientação: impressão em papel, formato impresso com 90 cm de largura e 120 cm de altura, inclusão do título (em português), autor(es) e seus respectivos dados (titulação, instituição etc.) e descrição sintetizada sobre pesquisa ou relato de experiência, incluindo texto e imagem, destacando os principais elementos relacionados ao seu conteúdo.
Os interessados em assistir às sessões de Abertura, Plenária, Mesa Redonda e Encerramento, sem participar dos Grupos de Trabalho (GTs) e das Oficinas, deverão se inscrever via formulário de Inscrição de Ouvintes.
A inscrição como Ouvinte garante o recebimento de certificado de participação como Ouvinte no I TEIAS.
Publicação de trabalhos selecionados
Os artigos selecionados, enviados pelos participantes até 03 de setembro, serão avaliados pelo Comitê Científico e poderão ser publicados nos Anais do I TEIAS ou na Revista eletrônica Pesquisas em Discurso Pedagógico.
Os artigos completos, os relatos de oficinas e/ou ensaios, deverão ser encaminhados até o dia 03 de setembro de 2017, para publicação nos Anais ou na Revista, seguindo as diretrizes do evento. Para fazer o download do modelo em arquivo .DOC
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: silid.simar@puc-rio.br.
Veja como proceder:
Para realizar a inscrição no evento até a data limite, será necessário cumprir duas etapas:
Interessados em participar dos GTs do I TEIAS, deverão preencher seus dados e responder às questões temáticas propostas no formulário de inscrição. As respostas às questões subsidiarão as apresentações das Mesas Redondas e serão debatidas nos GTs. Com isso, não haverá a necessidade de envio de resumo de artigo para participação nos GTs.
Interessados em apresentar pôsteres deverão se inscrever através de formulário específico. A comissão científica do evento ficará encarregada da seleção.
As inscrições de ouvintes podem ser encaminhadas via formulário de Inscrição de Ouvintes.
Participante
Inscrições no local
Pôsteres
Inscrições no local
Ouvinte
Inscrições no local
Oficinas
Novo Prazo!
Atentendo a pedidos dos participantes, a data de entrega dos artigos foi atualizada para 03 de setembro de 2017.
Sobre os Artigos
O modelo de documento para produção do artigo já encontra-se disponivel para download. Para baixar o arquivo .DOC
Veja como pagar:
O pagamento de Inscrições já está será liberado. Após preencher o Formulário de Inscrição, clique nos botões abaixo conforme a categoria para efetuar o pagamento por meio de seu cartão de crédito.
Ao clicar, você será direcionado à página do SGU, onde deverá seguir os seguintes passos:
R$50,00
(até 05/07)
Inscrições e pagamentos no local durante o Credenciamento
R$50,00
(até 05/07)
Inscrições e pagamentos no local durante o Credenciamento
R$70,00
(até 05/07)
Inscrições e pagamentos no local durante o Credenciamento
Gratuito!
(até 21/07)
Oficinas selecionadas
Lembramos que as inscrições serão realizadas somente durante o evento, no dia de cada oficina, e que as vagas são limitadas.
Dia: 20/07 Horário: 15:00-17:30
Objetivo: Em atenção a uma definição clássica e descritiva do objeto, podemos afirmar que livro é um conjunto de cadernos impressos que serve de suporte para a inscrição de algo. Contudo, ao considerarmos a realidade contemporânea do livro para crianças e jovens, percebemos que as fronteiras que o definem têm se tornado cada vez mais difusas. Partindo do princípio que livro pode ser considerado um objeto que contém um projeto discursivo construído por diferentes agentes e está permeado por subjetividades que o constroem, permitindo assim uma pluralidade de leituras e subjetividades, esta oficina tem a proposta de estabelecer uma dinâmica de questionamento, análise e compartilhamento da experiência de leitura, ao contemplar objetos que se encontram no limiar do livro com o objetivo de levantar leituras possíveis na perspectiva da multimodalidade e do multiletramento.
Dia: 20/07 Horário: 15:00-17:30
Objetivo: Esta oficina tem por objetivo entrelaçar teoria e prática, tendo em vista a visão de linguagem como ação social no contexto de formação do professor de línguas adicionais. As características contextuais, discursivo-multimodais e léxico-gramaticais de gêneros textuais serão discutidas e exemplificadas para que professores em formação entendam e se apropriem dos aspectos sociais que subjazem o uso da linguagem em situações de comunicação oral ou escrita.
Dia: 20/07 Horário: 15:00-17:30
Objetivo: Esta oficina discute metodologias presentes, nos dias atuais, em livros didáticos para o ensino de línguas, procurando priorizar uma perspectiva sociointeracional e crítica, conforme orientação dos documentos oficiais e do Programa Nacional do Livro Didático. Sustenta-se que os conteúdos temáticos abordados desempenham papel fundamental na metodologia de ensino, podendo contribuir para a implementação de uma pedagogia de letramentos que incorpore pluralidade cultural, multimodalidade, gêneros discursivos e letramento crítico.
Dia: 20/07 Horário: 15:00-17:30
Objetivo: Vivemos em uma sociedade que se expressa em múltiplas linguagens, às vezes utilizando-as simultaneamente, como na internet, onde temos escrita, fala, música, ruídos, fotografias, filmes, desenhos e vasta iconografia. Torna-se cada vez mais importante para a vida que saibamos compreender e nos expressarmos em todos esses códigos. Nesse contexto, a linguagem audiovisual tem um papel predominante, embora nem sempre tenhamos plena competência para compreender a parte semântica, sutil, dessa linguagem e a influência que exerce sobre nosso subconsciente. É também papel da escola desenvolver essa competência.
Dia: 20/07 Horário: 17:45-19:30
Objetivo: Envolver nosso corpo com cordas, descobrindo que quando nos soltamos da "teia da vida" nosso corpo sente saudade dela, tamanho o conforto reconhecido durante a experiência de confiança no coletivo.
Dia: 21/07 Horário: 13:30-16:00
Objetivo: A oficina tem como objetivo a construção de recursos/objetos de ensino/aprendizagem através de uma abordagem multissensorial (auditivos, visuais, proprioceptivos, táteis) baseada nos princípios do Design Universal para Aprendizagem. Para este fim serão apresentadas: noções básicas do Design Universal para Aprendizagem e de circuitos artesanais de eletrônica; materiais básicos de eletrônica (LED, material condutivo, fonte de energia...); materiais artesanais (tecidos e papéis de diferentes texturas).
Dia: 21/07 Horário: 13:30-16:00
Objetivo: Nesta oficina, futuras professoras do subprojeto Letras-Inglês do Pibid/PUC-Rio propõem uma reflexão sobre os constantes desafios que a inclusão na escola apresenta. A partir de um trecho do curta metragem CORDAS (2013) e de narrativas do nosso dia a dia na escola propomos uma reflexão sobre as diversas formas de (não)inclusão na escola...
Dia: 21/07 Horário: 13:30-16:00
Objetivo: Explorar uma técnica de construção poética do movimento dadaísta fazendo uso do celular como instrumento de linguagem, mobilizando as sensibilidades. Provocar uma relação de sentidos e sentimentos entre momentos históricos 1917/2017.
Dia: 21/07 Horário: 13:30-16:00
Objetivo: As mídias sociais e o jornalismo virtual proliferam notícias, fatos, boatos e pós verdades. Como nos relacionamos com essas mídias? Como validamos a veracidade das informações veiculadas nas notícias? O que é ficção e o que realidade no mundo virtual? Como podemos aprimorar nosso olhar crítico e analítico sobre as mídias? A oficina vai tratar desses assuntos de maneira lúdica e participativa, convidando os interessados e (re)conhecer as fontes, as diferentes versões e pontos de vista.